Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / Comunidade e Educação / Python para cursos de Ciência da Computação
Comunidade e Educação

Python para cursos de Ciência da Computação

Resumo

Language Português
Level: Iniciante
Resumo:

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Embora tenha se tornado bastante popular nos últimos anos, ainda é pouco utilizada comercialmente. Existem casos consideráveis de sucesso no uso de Python e de ferramentas que utilizam a linguagem como base, como são os casos do Google, Industrial Light and Magic, Nasa e Globo.com.

No meio acadêmico, existem também casos de sucesso no uso de Python em diversas disciplinas, tanto em cursos de computação como fim quanto disciplinas de apoio em cursos de outras áreas. Entre os pontos positivos no uso de Python nos cursos de Ciência da Computação estão a quantidade de bibliotecas disponíveis e o fonte da própria linguagem, disponível para estudo e modificação.

O objetivo dessa palestra é apresentar um conjunto de ferramentas e bibliotecas que podem ser utilizadas em diversas disciplinas em um curso de Ciência da Computação como forma de apoio e aplicação dos conceitos das disciplinas. As ferramentas cobrem as disciplinas de Cálculo, Lógica de programação, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Compiladores, Inteligência Artificial, Bando de Dados, Orientação a Objetos, Desenvolvimento Web, Estatística, Simulação de Sistemas e muitas outras.

Detalhes sobre o palestrante

Marco André Lopes MendesMarco André Lopes Mendes
Mestre em Ciência da Computação pela UFSC. Professor desde 1995. Usuário Unix desde 1992 e Linux desde 1999. Entusiasta de software de código aberto. Membro da comunidade Python desde 2004. Membro-fundador da Associação Python Brasil (APyB). Membro da diretoria da APyB.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.