Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / Multimídia e Games / Canvas-2D extremamente rápido usando EFL
Multimídia e Games

Canvas-2D extremamente rápido usando EFL

Sala Terry Gilliam
01/10
12:00

Resumo

Language Português
Level: Intermediário
Resumo:

Ao criar um jogo ou um aplicativo multimídia o sistema de saída gráfica é extremamente importante, pois tende a definir quão rápido será sua execução e qual o trabalho a ser feito para criar e exibir o conteúdo na tela. Ao passo que várias alternativas são bem conhecidas (PyGame), existe um conjunto de bibliotecas de base do projeto Enlightenment (EFL - Enlightenment Foundation Libraries) que podem ajudá-lo a executar mais rápido sem complicar o desenvolvimento.

O projeto Enlightenment considera a performance um ponto importante e é reconhecido por criar bibliotecas eficientes. Dentre estas bibliotecas temos o Ecore (main-loop), Evas (canvas), Edje (temas), Emotion (vídeo) e Elementary (widgets), todas com bindings para Python.

Os bindings (python-efl) foram desenvolvidos após a análise de várias alternativas existentes em Python, C e C++ apontarem o EFL como a solução com melhor desempenho e com boa facilidade de programação. Eles foram desenvolvidos de forma a expor a API parecida com a versão em C (para acesso a exemplos) e também com versão Pythonica similar ao PyGame. O primeiro projeto a utilizar o python-efl foi o centro multimídia para plataforma Maemo chamado Canola2, porém outros seguiram como o OpenMoko e BlueMaemo.

O grande diferencial do EFL em relação ao PyGame é a gerência de renderização de objetos otimizada e automática por parte do canvas (Evas), sem necessidade de gerenciar os retângulos sujos, fazer oclusão de áreas opacas e afins. A integração com main-loop, visualizador de vídeos, um poderoso sistema de temas e widgets (botões, listas, entrada de texto) são um agradável bônus para o desenvolvedor.

Nem tudo são flores: a plataforma é pouco conhecida e precisamos de mais desenvolvedores, documentadores e empacotadores!

Detalhes sobre o palestrante

Gustavo Sverzut BarbieriGustavo Sverzut Barbieri
Autodidata em programação desde criança, iniciou em Python por volta de 2003 após cansar de Perl, PHP e Tcl. Passou de desenvolvimento web ao desenvolvimento de sistemas móveis e embarcados em 2006, quando entrou no Instituto Nokia de Tecnologia. Lá desenvolveu diversos sistemas em C, lutando para que Python fosse uma opção no desenvolvimento na plataforma Maemo/Nokia. Em 2008 fundou a ProFUSION, empresa de prestação de serviços em Linux/Android embarcado a qual apóia e usa Python, seja nos sistemas de build, servidores/backend ou mesmo nos produtos dos clientes.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.