Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / Plone Symposium South America / Formulários para Plone: um passeio pelo framework z3c.form
Plone Symposium South America

Formulários para Plone: um passeio pelo framework z3c.form

Sala Terry Gilliam
29/09
17:00

Resumo

Language Português
Level: Intermediário
Resumo:

Todo desenvolvedor web sabe o trabalho que dá desenvolver formulários de qualidade para suas aplicações. Por esse motivo, praticamente todos os frameworks web fornecem algum tipo de geração de formulários automáticos e/ou componentes para faciltar a criação de formulários customizados.

No caso do Plone (o framework) não é diferente e o framework Archetypes já incluia nativamente a geração de formulários para seus tipos de conteúdo. Porém, além de ser complicado para customizar e debugar, existiam claros limites no que se poderia realizar com eles.

Durante o desenvolvimento do BlueBream Aplication Server (antigo Zope3), uma variedade de componentes foram desenvolvidos que hoje fazer parte do ZTK (Zope Tool Kit). Um desses componentes é o pacote zope.formlib, que justamente foi criado para possibilitar a criação automática de formulários para objetos de conteúdo (models) e também para definição de formulários customizados. Porém, apesar da grande melhoria, a customização do formulário, definição de novas widgets ainda não eram satisfatórios.

Com base da experiência e problemas do zope.formlib, que surgiu em 2007 o framework z3c,form. Após anos de amadurecimento, hoje ele está totalmente integrado ao Plone e atualmente é considerado a melhor opção para a criação de formulários. O z3c.form possui um excelente nível de maturidade, cobertura de testes e mais importante: documentação detalhada e grande flexibilidade, sem que isso torne o torne tão complexo e difícil de se aprender.

O objetivo dessa palestra e fornecer uma visão geral do framework e seus componentes, e realizar um passeio por exemplos de formulários desenvolvidos com z3c.form que demonstrem seus recursos e sua integração com Plone.

Reference:
Tipo da referência * Link * Descrição *
Artigo / Post http://packages.python.org/z3c.form/ Documentação oficial do z3c.from
Artigo / Post http://plone.org/documentation/manual/plone-community-developer-documentation/forms/z3c.form Plone Develeper Manual: seção dedicada ao z3c.form

Detalhes sobre o palestrante

Rudá Porto FilgueirasRudá Porto Filgueiras
Formado em Ciências da Computação e entusiasta de Software Livre desde 1999, Rudá Porto Filgueiras aproveita seu tempo livre como desenvolvedor Python e Plone. Além disso possui interesses nas áreas de Sistemas Distribuídos, Computação Móvel e Bancos de Dados. Nas horas vagas também atua como Gerente de TI e Administrador de Sistemas / Redes.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.