Editando oceanos com Python
Resumo
Para simular um oceano é necessário, além das rotinas para simulação dos processos físicos, as configurações que descrevem como é o oceano que você quer simular. Em um dos modelos mais utilizados no mundo (MOM4p1, desenvolvido pela NOAA) uma das configurações necessárias é um arquivo com a grade do modelo, que nada mais é do que uma matriz de latitudes e longitudes com a profundidade do oceano em cada ponto.
Mas como editar facilmente esse arquivo? Como verificar rapidamente se, por algum motivo, o estreito de Gibraltar não foi fechado (devido à resolução utilizada ser muito baixa, por exemplo) e o mar Mediterrâneo virou um lago gigantesco?
Esta palestra apresenta uma ferramenta escrita em Python para editar visualmente essa grade, e um pouco sobre as bibliotecas que viabilizaram o seu desenvolvimento (PyQT, matplotlib, numpy, python-netCDF4, basemap).
Detalhes sobre o palestrante
Engenheiro de computação, mas tentando entender como o oceano e a atmosfera funcionam. Pythonista, mas descobrindo que Fortran também pode ser bacana.