Comunidade e Educação
Ensinando OO com Python, Django e Pygame
Sala John Cleese
30/09
16:00
Resumo
Language
Português
Level:
Iniciante
Resumo:
O principal motivo que levou o MIT a escolher Python como linguagem em sua disciplina de introdução à computação foi a riqueza das bibliotecas disponíveis para todo tipo de aplicação. Ao mesmo tempo, o ensino introdutório de Orientação a Objetos muitas vezes se limita a exemplos simplórios de "animais", "veículos" etc. implementados da modo abstrato e sem qualquer interatividade.
Nesta palestra será apresentada uma abordagem para o ensino da teoria de OO apoiada em exemplos usando o framework Django e a biblioteca Pygame, permitindo a construção de exemplos simples, porém muito mais ricos do que os usuais, apresentando aos estudantes na prática os benefícios da orientação a objetos.
Detalhes sobre o palestrante
Luciano Ramalho
Luciano Ramalho estava criando o primeiro portal da Abril S/A na Internet antes da Netscape ter ações na bolsa e antes da Microsoft lançar a primeira versão do IE. Desde então trabalhou na construção de portais para a IDG, BOL, UOL, AOL Brasil, Prefeitura de São Paulo, Governo Federal e muitos outros clientes. Atualmente é supervisor de desenvolvimento na BIREME/OPAS/OMS, um centro gestor de blbliotecas digitais, parte da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, situado no campus da UNIFESP em São Paulo.
Luciano Ramalho estava criando o primeiro portal da Abril S/A na Internet antes da Netscape ter ações na bolsa e antes da Microsoft lançar a primeira versão do IE. Desde então trabalhou na construção de portais para a IDG, BOL, UOL, AOL Brasil, Prefeitura de São Paulo, Governo Federal e muitos outros clientes. Atualmente é supervisor de desenvolvimento na BIREME/OPAS/OMS, um centro gestor de blbliotecas digitais, parte da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, situado no campus da UNIFESP em São Paulo.