Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / Desenvolvimento web e frameworks / Web, Escalabilidade e NoSQL: Possibilidades com Python.
Desenvolvimento web e frameworks

Web, Escalabilidade e NoSQL: Possibilidades com Python.

Sala Terry Gilliam
01/10
15:00

Resumo

Language Português
Level: Intermediário
Resumo:

 

Lidar com uma quantidade enorme de informação é um desafio diário para qualquer pessoa que vá empreender na web, e resolver o problema de escalabilidade pode ser a linha que divide o sucesso do fracasso em seu negócio. Em se tratando de banco de dados relacionais, existem diversas abordagens para prover a escalabilidade, sendo cada uma destas específica para cada banco.
Neste cenário, o desenvolvedor deve focar suas preocupações em como otimizar suas consultas, qual melhor técnica de replicação dos dados, desenvolver uma arquitetura distribuida, utilizar um mecanismo de cache, dentre várias outras questões, gerando um cenário complexo para se arquitetar, implementar, e, posteriormente, administrar. Sem mencionar no seu elevado custo de implementação.
A palestra tem como objetivo apresentar perguntas e respostas que referem ao impacto da adoção de um banco NoSQL, na arquitetura do seu projeto, além de demais lições aprendidas de um estudo de caso de em uma aplicação de alta disponibilidade.

Detalhes sobre o palestrante

Gustavo PintoGustavo Pinto
Estudante de doutorado em Computação pela UFPE, Mestre pela UFPR, programador por profissão e por hobby. Têm também experiência como professor universitário de disciplinas ligadas ao desenvolvimento de software, instrutor de cursos de curta duração e coordenador de pequenas equipes. Trabalhou em algumas consultorias no norte, sul e leste do Brasil, basicamente no desenvolvimento de softwares corporativos, além de ser entusiasta da cultura ágil.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.