Python em sistemas embarcados: Sim ou Não?
Resumo
Python é uma ótima linguagem de programação, então por que não é usada mais amplamente em sistemas embarcados? Será um problema técnico, político, psicológico ou uma combinação dos mesmos?
Por que várias pessoas procuram usar Python em sistemas embarcados, quando tiveram sucesso e quando falharam. Quais os problemas encontrados para conseguir apoio e aceitação para o uso? Quais os problemas de implantação? É lento? Consome muita memória? Mito ou verdade?
Será apresentado um caso real que ilustra bem a batalha técnica e política, o centro multimídia para plataforma Maemo chamado Canola. Desenvolvemos a primeira versão do software em C e brigamos muito para que a segunda versão fosse em Python, conseguimos e provamos que os problemas técnicos existem, mas podem ser solucionados com um pouco de inteligência.
Detalhes sobre o palestrante
Autodidata em programação desde criança, iniciou em Python por volta de 2003 após cansar de Perl, PHP e Tcl. Passou de desenvolvimento web ao desenvolvimento de sistemas móveis e embarcados em 2006, quando entrou no Instituto Nokia de Tecnologia. Lá desenvolveu diversos sistemas em C, lutando para que Python fosse uma opção no desenvolvimento na plataforma Maemo/Nokia. Em 2008 fundou a ProFUSION, empresa de prestação de serviços em Linux/Android embarcado a qual apóia e usa Python, seja nos sistemas de build, servidores/backend ou mesmo nos produtos dos clientes.