Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / Mobilidade e Sistemas Embarcados / Tudo que você sempre quis saber sobre Bindings
Mobilidade e Sistemas Embarcados

Tudo que você sempre quis saber sobre Bindings

Sala Eric Idle
30/09
11:00

Resumo

Language Português
Level: Intermediário
Resumo:

Python roda sobre uma virtual machine (VM) e para acessar código nativo precisamos dos tão falados "bindings", as pontes que ligam o código nativo da plataforma e os objetos da VM. Esta descrição é bem conhecida dos Pythonistas, porém como isso funciona? Quando funciona? Quando devo usar isso?

Serão abordados os detalhes técnicos sobre bindings usando CPython, o processo de tradução e conversão de chamadas, cuidados essenciais ao ter o Python chamado a partir do código nativo (ie: callbacks). Algumas ferramentas auxiliares serão comparadas, como o Cython/Pyrex, SWIG e ctypes.

Diversos casos de uso serão citados: acesso a recursos nativos (ie: ioctls/syscalls), exposição de bibliotecas em outra linguagem (ie: qt/gtk) e também aceleração de algoritmos e caminhos críticos (ie: numpy).

A apresentação será técnica e precisará de um conhecimento mínimo de programação em C para entender "como funciona", porém ainda será útil para leigos que querem saber "quando devo utilizar isso".

Detalhes sobre o palestrante

Gustavo Sverzut BarbieriGustavo Sverzut Barbieri
Autodidata em programação desde criança, iniciou em Python por volta de 2003 após cansar de Perl, PHP e Tcl. Passou de desenvolvimento web ao desenvolvimento de sistemas móveis e embarcados em 2006, quando entrou no Instituto Nokia de Tecnologia. Lá desenvolveu diversos sistemas em C, lutando para que Python fosse uma opção no desenvolvimento na plataforma Maemo/Nokia. Em 2008 fundou a ProFUSION, empresa de prestação de serviços em Linux/Android embarcado a qual apóia e usa Python, seja nos sistemas de build, servidores/backend ou mesmo nos produtos dos clientes.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.