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Multimídia e Games

O Estado do Python 2D - imagens, como fazer?

Sala John Cleese
30/09
10:30

Resumo

Language Português
Level: Iniciante
Resumo:

 

Python tem uma grande facilidade para tratar de objetos complexos, como imagens, de forma orientada a objetos e intuitiva. Python também tem uma grande facilidade, para criar wrappers para bibliotecas em C ou C++ que manipulem imagens.
Com isso, existem dezenas de módulos de Python que podem manipular imagens 2D - alguns em Python puro, outros como uma camada fina em cima de bibliotecas consagradas em C, algumas mais bem acabadas, outras apenas um esboço que não foi mais desenvolvido.
E, com tudo isso, continuamos dependendo da Python Imaging Library, que está bastante parada no tempo e é pouco mantida - para muitos dos maiores Frameworks e aplicações.
Nesta apresentação, a nação dos gráficos expõe o que existe de APIs para manipulação de imagens, quais tem maior ou menor funcionalidade, quais são mais pythonicas, e quais tem melhores perspectivas de sobrevivência a curto e longo prazo. Considrações sobre a compatibilidade com Python 3.0
Falamos de PIL, GIMP-Python, PyGEGL, VIPS, Python Leptonica, PythonMagic, PyCairo, Pygame e talvez mais algumas surpresas!

Python tem uma grande facilidade para tratar de objetos complexos, como imagens, de forma orientada a objetos e intuitiva. Python também tem uma grande facilidade, para criar wrappers para bibliotecas em C ou C++ que manipulem imagens. 
Com isso, existem dezenas de módulos de Python que podem manipular imagens 2D - alguns em Python puro, outros como uma camada fina em cima de bibliotecas consagradas em C, algumas mais bem acabadas, outras apenas um esboço que não foi mais desenvolvido.
E, com tudo isso, continuamos dependendo da Python Imaging Library, que está bastante parada no tempo e é pouco mantida - para muitos dos maiores Frameworks e aplicações.
Nesta apresentação, a nação dos gráficos expõe o que existe de APIs para manipulação de imagens, quais tem maior ou menor funcionalidade, quais são mais pythonicas, e quais tem melhores perspectivas de sobrevivência a curto e longo prazo. Considrações sobre a compatibilidade com Python 3.0
Falamos de PIL, GIMP-Python, PyGEGL, VIPS, Python Leptonica, PythonMagic, PyCairo, Pygame e talvez mais algumas surpresas!

 

Detalhes sobre o palestrante

João Sebastião de Oliveira BuenoJoão Sebastião de Oliveira Bueno
João Sebastião de Oliveira Bueno trabalha com software livre desde 1997, e com a linguagem Python desde 2001. É atuante na comunidade brasileira de Python, se concentrando na exploração de bibliotecas e aplicativos gráficos que sejam acessíveis através desta linguagem. É um dos desenvolvedores do GIMP (GNU Image Manipulation Program). Como consultor com empresa própria atuou em vários projetos relacionados a portais e desenvolvimento de sistemas usando Python. Em 2009 e 2010 atuou como professor assistente na Fatec de Americana, onde utilizou Python em várias disciplinas. Atualmente integra a diretoria da Associação Python Brasil e trabalha com a Simples Consultoria, com as tecnologias Plone e Zope.

 

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