PyGE (PyGame Engine) - Facilitando o desenvolvimento de jogos em Python
Resumo
Engines existem para facilitar a criação de jogos, fornecendo diversas ferramentas que permitirão que o desenvolvedor foque no que realmente interessa: a ideia que tem na cabeça. O ideal é que não precisemos nos preocupar em programar as coisas básicas que qualquer jogo tem, como detecção de colisão, criação de animações ou, mais básico ainda, posicionamento de objetos na cena. Infelizmente, pra quem usa a PyGame, é difícil fugir dessas implementações.
A PyGame Engine, ou apenas PyGE (lê-se: paijé), está sendo desenvolvida para resolver isso. Além de contar com funcionalidades que qualquer engine possui, como suporte fácil a criação de animações, oferece também um editor de cenas, para acabar com a, na opinião de muitos, pior parte da programação de jogos: posicionamento de objetos na fase. E este editor, feito em PyGTK, pode ser utilizado por qualquer framework de jogos de qualquer linguagem, não apenas PyGame ou Python.
A PyGE ainda está em desenvolvimento. O objetivo desta palestra é apresentar o que ela já faz e o que fará em breve.
Detalhes sobre o palestrante
Diego "Dukão" Guimarães, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, é desenvolvedor há mais 6 anos e há 4 anos começou a trabalhar com jogos. É entusiasta do Software livre e participa ativamente das comunidades de TI do estado do Rio de Janeiro, como #horaextra, DojoRio e PythOnRio, ajudando a organizar eventos e palestras como a PythonCampus. É um dos fundadores do portal de notícias www.euandroid.com.br