Você está aqui: Página Inicial / Programação / Grade do evento / SciPy / Uma Jornada Além das Estrelas: Quando Dr. Spock Conheceu o Python e o Design de alto nível.
SciPy

Uma Jornada Além das Estrelas: Quando Dr. Spock Conheceu o Python e o Design de alto nível.

Sala Eric Idle
01/10
11:30

Resumo

Language Português
Level: Intermediário
Resumo:

Dr. Spock é um gênio com tendências conservadoras, como muitos outros doutores, sempre olhava com desconfiança as novas linguagens de programação. Como muitos, dizia que as linguagens dinâmicas, por serem interpretadas, eram mais "lentas" que as compiladas, por isso não usavam. Até que um dia o capitão Kirk lhe mostrou a linguagem PYTHON e o chamado Design de Alto Nível.

A ideia por traz do design de alto nível está na capacidade de se utilizar o poder da programação multiparadigma e das baterias incluídas presente em PYTHON, além do vasto mundo de pacotes externos, com uma linguagem compilada, seja ela C/C++ ou mesmo o FORTRAN 77/90, tendo como finalidade o ganho em desempenho computacional e a redução do tempo de desenvolvimento de código. Nessa palestra (Ou pequeno conto espacial ) será abordado de forma breve:

  • O uso de Programação Orientada a Objetos na solução de problemas científicos: Planejando antes de programar, gerando código esqueleto a partir do diagrama de classes.

  • A combinação da linguagem FORTRAN com PYTHON: Quando um velho bruxo aprende ofidioglossia

  • O uso de multiprocessing para otimização de cálculos em máquinas multicore.

  • Alguns pacotes essenciais: Numpy, Scipy, Matplotlib, Scientific Python.

  • Graviton Perturbation: Combinando a metodologia anterior com  web2py no desenvolvimento de um aplicativo web para o estudo de cosmologia e astrofísica.

Detalhes sobre o palestrante

Eduardo dos Santos PereiraEduardo dos Santos Pereira
Formado em física pela Universidade Federal de São João del-Rey, MG, com mestrado em astrofísica pelo INPE e cursando ultimo ano doutoramento em astrofísica no INPE. link para o curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/3748594477326830 Durante o mestrado e doutorado desenvolvi modelos analíticos, semi-analíticos para descrever o processo de formação e evolução de estruturas como galáxias e aglomerado de galáxias, formação estelar e crescimento de buracos negros supermassivos, tendo como objetivo final a modelagem do sinal estocástico, em ondas gravitacionais, produzido por buracos negros. Os modelos foram desenvolvidos usando a combinação de uma linguagem de altíssimo nível (Python) acoplada com linguagem de nível intermediário (FORTRAN), método conhecido como design de alto nível, que visa o desenvolvimento ágil de aplicativos científicos. Atualmente também desenvolvo um trabalho na área de parametrizações convectivas de cumulus no Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces do INPE.

 

Banner Plone Symposium

Patrocínio
Globo.com Simples Consultoria GlobalCode Serpro Active State Liberiun LZT

PyTown go now BitBucket
Apoio
Menttes
Apoio de Mídia
Revista Espírito Livre Revista Espírito Livre
Apoio Institucional
Pythonbrasil Python Software Foundation Google Mozilla Plone
Organização
Diaspar
A PythonBrasil[7] é um evento organizado pela Diaspar sob permissão da Associação Python Brasil.